A certeza de que nada é por acaso

IMG_0945_1-3

Milly

Não acredito em acaso e algo muito especial aconteceu para comprovar que tudo tem um propósito.

Em 2 de janeiro, após um exaustivo sábado de plantão, descobri que minha tão desejada folga no dia seguinte não aconteceria. Devido uma pequena confusão de datas minha plantonista não havia se programado para ir. Como estava muito cansada fiquei chateada por ter que trabalhar. Um tempo depois ela disse que poderia ir, mas eu já havia me programado mentalmente para o plantão. Pensei que teria uma razão para eu ir trabalhar.

Entre alguns pacientes, atendi Milly. A pequena Poodle de 17 anos chegou no colo de seu tutor. Fiz o pronto atendimento e alguns procedimentos e devido à gravidade do caso, a encaminhei a para internação. O proprietário da Milly demonstrou confiança imediata, não questionou nada que fiz e sugeri. Demonstrou, o tempo todo, que sua única preocupação era o bem estar da Milly. Ao final da consulta, agradeceu e disse: “Que bom que você estava aqui.” Embora não tenha proporcionado o conforto imediato da pequena, ele reconheceu que fiz tudo o que estava a meu alcance com amor. E essa é uma das maiores recompensas. O reconhecimento do nosso trabalho não só pelo resultado, mas por nossa dedicação. Então contei a ele que na verdade não deveria estar de plantão, mas descobri que pela Milly eu deveria, sim, estar lá.

Após um dia de internação eles retornaram à clínica. Quarta-feira, 6 de janeiro. Embora o problema que levou Milly até minha clínica tivesse se resolvido, muitas outras coisas impediam que seu corpinho de 17 anos exercessem suas funções normais. Muito otimista que sou, mas também realista, disse que não esperava uma grande melhora e combinamos de nos ver em cinco dias. Caso a pequena demonstrasse sofrimento e/ou piora, que a trouxesse antes.

Sexta-feira, 8 de janeiro, eles retornaram. Antes da data programada. Mau sinal. Esse foi um entre outros momentos difíceis da minha profissão. Decidir, junto aos seus tutores, o que seria melhor para Milly. Nunca é fácil. E, embora não tenha obrigação de fazer algo que realmente me machuca, meu objetivo é sempre proporcionar conforto e bem estar aos animais que passam por minhas mãos. E se o melhor que posso proporcionar é a boa morte, não posso fugir.

Quando há dúvida costumo elaborar perguntas a mim mesmo e aos proprietários para, juntos, conseguirmos decidir. Milly já não interagia com as pessoas da casa de nenhuma maneira, não andava, não se alimentava, apresentava dor e começou a vocalizar isso nos últimos dias. Infelizmente não tive a chance de conhecer a Milly de verdade, pois desde que a conheci apenas uma parte dela estava presente. E mesmo num momento tão triste, senti muita gratidão pelos tutores depositarem tanta confiança em meu trabalho. Antes de sair o proprietário me agradeceu com muito carinho.

A Milly partiu em paz e amparada com muito amor. Essa eutanásia foi um ato de coragem e amor por parte dos proprietários. Nenhum animal merece sofrer. Eles são bons demais. Merecem amor e não dor.

E essa história não terminou.

GetAttachment-1.aspx

Jamille

Na semana seguinte fui atender minha paciente de acupuntura há um ano, a Jamille. Minha querida cliente Tati que a indicou e tenho um carinho enorme por toda a família Sakumoto. Durante a sessão o Thiago, seu tutor, disse que estavam muito tristes porque na semana anterior a mãe da Jamille tinha falecido. Depois de mencionar a idade e nome, com muita surpresa e emoção descobri que a pequena Milly era a mãe da minha amada Jamille!

Encarei isso como uma benção. Conhecer os tutores da Milly foi um presente. Num momento de perda e dor profunda de uma família que conviveu 17 anos com um ser tão amado, houve espaço para demonstrarem carinho e gratidão.

GetAttachment-2.aspx

Jamille

Muitas pessoas questionam a nós, veterinários, como conseguimos lidar com a morte, com o sofrimento e ter coragem de fazer uma eutanásia. Digo com absoluta certeza que é o amor que nos move. O amor pelos animais, os rabinhos abanando de alegria, as lambidas de carinho e a felicidade dos nossos amigos clientes quando conseguimos melhorar um pouquinho que seja a vida de seus melhores amigos. É o amor que nos dá coragem de enfrentar nossos medos. É o amor que me possibilita, todos os dias, lidar com situações que nem em sonho achava que conseguiria.

E além de amor de sobra, o que sinto é gratidão. Obrigada Milly, Maria Helena, Ervin e família. Obrigada Dani, Thiago e Jamille. Obrigada Tatti, Nino querido e Chico. Obrigada Cris, Vivi, Jully, Tommy e Emy. A família de vocês só me deu amor.

, , , , , , , , ,

  1. #1 por Luciane em março 16, 2016 - 2:57 am

    Que triste e lindo!
    Meu orgulho! 😍❤️

  2. #3 por Tatiane Sakumoto O Del Rey em março 16, 2016 - 12:21 pm

    Chorando aqui até minha proxima vida!!!
    Sabe Tatti, já se passaram 7 anos. minha gratidão a você é imensa e sem fim, sorte a nossa de conhecermos você. Muita gratidão, amor e aprendizado reciprocos tenho certeza. Gostaria de ter coragem de visitá-la mais, mas confesso que as lembranças ainda me doem muito. Um beijo enorme de toda a familia Sakumoto de 2 e 4 patas!!!

    • #4 por tattitie em março 19, 2016 - 2:04 pm

      Eu entendo perfeitamente. Meu carinho eterno por você ❤️

  3. #5 por Sheila Lima em março 16, 2016 - 12:39 pm

    Tatti bom dia, não sei se lembra de mim, eu sou a mãe do Bruninho, da Sacha.
    Minha vida mudou em muita coisa, mas sinto saudades de vc, qdo puder irei ve-la, vc ainda esta na cobasi?
    Se puder me responder,meu e-mail – sheilalimapo@terra.com.br.

    • #6 por tattitie em março 19, 2016 - 2:03 pm

      Lógico que lembro de vocês e ficarei muito feliz em revê-los. Meu abraço com muito amor. Tatti

  4. #7 por simone em março 17, 2016 - 12:50 pm

    Muito Bacana…é o que espero do veterinário de meu querido Luke…e tenho que admitir que ainda não encontrei a pessoa certa, entre capacidade, dedicação , amor a profissão e ao ser tratado…dificl sua empreitada…lhe desejo o melhor!!

    • #8 por tattitie em março 19, 2016 - 2:02 pm

      Muito obrigada pela mensagem ❤️

  5. #9 por Samara Leite em março 21, 2016 - 4:10 pm

    Lindo texto, Tatti!

  6. #11 por Flavia em outubro 5, 2016 - 3:36 pm

    Tatti….
    Hoje eu estava limpando meus e-mails e me dei conta que ainda tinha uma pasta Chamada Jully Cobasi, abri cada e-mail e me lembrei com uma saudade imensa da minha pequena Jully e de você.
    Cliquei no seu blog e li essa história semelhante a dela.
    Só tenho que agradecer todo o amor, carinho e dedicação que você dedicou a ela, tenho a certeza que escolhi a melhor profissional para cuidar até o fim da vida do meu anjo de 4 patas.
    Saudades e siga firme na sua profissão.

    • #12 por tattitie em outubro 5, 2016 - 8:12 pm

      Flavia, querida! Que coisa boa receber sua mensagem. Sabe que a Jully ficará para sempre no meu coração. E quando uma paciente especial “traz” junto uma tutora especial, é um verdadeiro presente. Ter seu reconhecimento mesmo após a partida dela é muito importante para mim. Muito obrigada ❤️Tatti

Deixe um comentário

