Dermatite Atópica em Cães

Tobi

Tobi, aproximadamente 5 anos, adotado pela Ju em 2012 após ter sido abandonado no banho e tosa. Ele tinha o olho perfurado, provavelmente por auto traumatismo de tanto se coçar. Tobi tem Dermatite Atópica.

O que é a Dermatite Atópica?

A Dermatite Atópica (Atopia) é uma doença alérgica, que causa alterações na barreira da pele, a tornando mais ressecada e susceptível a infecções oportunistas pela penetração de agentes externos. Esses agentes podem ser fungos, leveduras, bactérias e/ou qualquer outro agente irritante presente em camas, cobertores, poeira, produtos de limpeza, etc.  Os principais sintomas observados são coceira, pele avermelhada e/ou ressecada, falha na pelagem, queda de pelo e feridas. Quanto mais ressecada estiver a pele, pior será a coceira.

Como diagnosticar?

Antes de determinarmos que um paciente tenha alergia, temos que descartar os problemas de pele causados por doença hormonal  e parasitas (como sarnas e fungos). Eliminando essas possíveis causas, conseguimos definir que a origem do problema possa ser mesmo alérgica. Para diagnosticarmos um paciente com Atopia, precisamos eliminar outras doenças como Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAPP) e Alergia Alimentar.

1º passo: iniciar controle rigoroso de parasitas (pulgas e carrapatos), para descartar DAPP.

2 º passo: dieta hipoalergênica, com fonte proteica diferenciada (proveniente de dieta caseira ou ração especial). Essa dieta deve ser mantida por pelo menos 60 dias e é imprescindível que o paciente não coma nada diferente. Esse teste serve para excluir a possibilidade de Alergia Alimentar.

3 º passo: caso seu animalzinho não apresente resposta positiva às tentativas anteriores, fica estabelecido o quadro de Dermatite Atópica.

Como tratar?

Por não ter cura, apenas controle, um cão atópico precisa de cuidados durante toda a sua vida. Nosso objetivo principal é proporcionar conforto e melhor qualidade de vida ao nosso paciente. Listamos alguns pontos importantes do tratamento:

1-Controlar e tratar infecções secundárias. O uso de antibiótico, muitas vezes, será necessário e o tempo de tratamento recomendado pelo veterinário deve ser  seguido corretamente. Muitos proprietários, ao notar melhora no início do tratamento, suspendem a medicação antes do período estipulado. Isso interfere no tratamento e favorece às recidivas. A pele infeccionada pode causar coceira.

2-Fazer controle rigoroso de pulgas e carrapatos. Mesmo que seu animal não seja alérgico a esses parasitas, por ter uma pele mais sensível, pode apresentar mais irritação e coceira, além de doenças graves como a “doença do carrapato”.

3-Utilizar xampus hipoalergênicos e cuidar sempre da hidratação da pele. É importante salientar que a hidratação feita em pet shop hidrata apenas o pelo e não a pele do paciente. A hidratação da pele deve ser feita com produtos de uso veterinário, sempre prescritos de acordo com a necessidade de cada paciente.

4- Preferir produtos de limpeza de uso veterinário, que não são irritantes nem corrosivos para o seu animalzinho.

5- Controlar a coceira (prurido), para proporcionar conforto e evitar que seu cão se machuque. Os corticoides devem ser usados com muita cautela e nunca sem orientação.

FullSizeRender

Manolo, o Beagle senhorzinho da Tatti. Além de Diabetes, Manolinho tem Atopia desde os 2 anos de idade.

É importante salientar que o sucesso terapêutico depende de um trabalho em equipe. Cabe a nós, veterinários do seu animalzinho, identificarmos a causa do problema e escolhermos a melhor conduta terapêutica. Entretanto, dependemos unicamente do tutor dos nossos pacientes, para seguir corretamente nossas orientações e entender que a melhora pode não ser tão rápida quanto gostaríamos. É preciso ter paciência e persistência.

Anúncios

, , , , , , , , ,

  1. #1 por maricymarry em julho 14, 2015 - 5:54 pm

    Tati!! Hj temos o Gaspar por aqui…fui dar ração pra ele na estrada e…o pit lata legítimo está por aqui ainda! Ele é claro…branco…e deve ser sim super alérgico a “matinhos”, xampus,areia… a matéria caiu como uma luva. Você, Doutora, seeempre por perto de nós, viu, mesmo on line!! Beijão da Marry…e (cães) Gaspar, Loira,Mac Gregor e Estopinha, (gatos) Mamãe, Ruivo Ruivão, Diego, Robinho, Pitt, Petúnia, Swamis, Benjamim, Maria…e Estrelinha ( pretinha básica) e Helinho ( parece uma pantera preta, macho, mas qdo mia parece que respirou gás helio hahahah)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: