Dicas para um verão saudável

Um anjo chamado Lasch

Um anjo chamado Lasch

O verão ainda nem chegou e nossos bichinhos já estão sofrendo com o calor. No mês que passou perdemos dois pacientes com suspeita de ensolação. Um muito querido e extremamente bem cuidado pelo seu melhor amigo Marcel – o guerreiro Labrador Lasch.

Margarida ainda bebê

Margarida ainda bebê

Nessa semana a linda Margarida, uma buldogue de menos de um ano de idade teve uma síncope durante um passeio. Não estava sol e ela estava acostumada com o trajeto. Margarida fez exames recentes, é uma cachorrinha muito saudável e também pode ter se sentido mal pelo calor. Cães braquicefálicos, ou seja, de focinho curto apresentam mais problemas respiratórios e, por isso, o cuidado deve ser redobrado nessas épocas do ano.

Com os meus cães, opto por passear até às 8 da manhã e após às 18h. Velhinhos e debilitados devem evitar os dias quentes de sol para passear. Aos que fazem suas necessidades apenas na rua e precisam sair várias vezes, que seja uma voltinha bem rápida!

Os cães costumam ser sempre ofegantes durante os passeios e por isso mesmo corremos o risco de não perceber se estão muito cansados.

Mesmo àqueles acostumados a longas caminhadas, recomendo um trajeto menor nos dias de calor. Não esqueçam de levar a garrafinha de água e façam pequenas pausas para observar o animal.

Deixar nosso amigo esperando no carro de jeito nenhum! Podemos ter uma péssima e desagradável surpresa. Com relação aos banhos em pet, prefiro também que evitem os períodos quentes do dia. Para muitos, o banho é estressante. E o estresse com o calor pode não ser uma boa combinação. Aos proprietários de animais de pelo longo, pensem no conforto e tosem seu amigo.

Para finalizar, ressalto a importância de prevenir seu cão e gato contra pulgas e carrapatos, ainda mais comum nos períodos quentes do ano. Costumo passar antipulga a cada 30 dias nos meus cães, e mesmo assim, achei uma pulga na minha Lolita durante o banho na semana passada. Portanto, acreditem, mesmo que vocês não vejam as pulgas, elas existem!

Deixem sempre água fresquinha para o seu pet. Meu Manolo ama  água de côco e pedrinhas de gêlo na água!

Ah, e não esqueçam dos cães e gatos de rua. Sempre que possível ofereça água a um animal… e um pouquinho de comida também 🙂

Manolo em Gonçalves

Manolo em Gonçalves

Anúncios

, , , , , , , , , , , , , ,

  1. #1 por jaimesaldanhajr em dezembro 11, 2012 - 3:01 pm

    Ótimas dicas Tati! Não vou mais passear com o Fluck nos períodos quentes do dia. rs. Bjs

  2. #2 por tattitie em dezembro 11, 2012 - 3:06 pm

    Que palhacito!!! Melhor avisar a Nilda. Te amo. Beijos

  3. #3 por Maricy Marry em dezembro 11, 2012 - 4:25 pm

    Fãããããã! fã forever! beijooos! pedrinhas de gelo? rsrsrs adorei!

  4. #4 por Tabatta em dezembro 11, 2012 - 10:54 pm

    Linda matéria! A sapequinha da Margarida está ótima e curtindo o irmãozão Áttila! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: