Frederik e o caroço de manga

Frederik, um cão da raça Lhasa Apso de quatro anos, é nosso paciente desde filhotinho. Vilma, sua tutora, é uma das pessoas mais preocupadas e cuidadosas que eu conheço. Faz o que está – e até o que não está – a seu alcance por seu companheiro.

Fred já foi operado duas vezes (uma castração e um problema na patinha), tomou todas as vacinas conosco e, mesmo assim, gosta muito da gente. Costumava vir até minha sala sozinho só para dar um “bom dia” ou para ganhar um biscoito.

No último dia dos namorados, 12 de junho, Fred engoliu um caroço de manga! Vilma diz que ele adora manga, assim como o meu Manolo costumava chupar o bagaço na maior alegria. Mas, dessa vez, ele engoliu, o caroço transformou-se num corpo estranho dentro do Fred.

Esse é o Fred

Vilma enviou um email relatando o ocorrido. Tentando não apavorá-la, pedi que o levasse no dia seguinte logo pela manhã para solicitarmos um ultrassom. Neste ano operamos um Cocker obstruído por um caroço de ameixa que se alojou no intestino. O caroço de manga seria muito pior!

No dia seguinte, confirmamos realmente que o caroço de manga estava no estômago, não sairia de jeito nenhum. Tínhamos duas opções: endoscopia ou cirurgia. A primeira seria menos invasiva e melhor, caso desse certo. O especialista e amigo Fabio Kozu nos adiantou que, de três caroços de manga, conseguiu tirar dois. O outro necessitou de cirurgia devido a quase duas horas de tentativa.

A cirurgia envolveria cuidados extras no pós-operatório e, sendo um procedimento invasivo, Fred sentiria muito mais desconforto. Sem pestanejar e após minha orientação, Vilma optou pela endoscopia. Mesmo sabendo que poderia não dar certo e, caso isso acontecesse, pagaria pela endoscopia e pela cirurgia. Tudo o que ela queria é que ele não sofresse, que o Fred ficasse bem!

Fiquei apenas como observadora durante o procedimento. Tudo dependia do Fabio e do nosso amigo e competente anestesista João. Mais de duas horas e nada, o caroço estava cheio de polpa, o que dificultava muito a apreensão. Vilma chegou e disse que estávamos perdendo as esperanças. Foram inúmeras tentativas e o tempo estava correndo. Até saí do centro cirúrgico de tanta tensão, preferindo esperar do lado de fora por uma boa notícia.

Voltei ao centro e nada. Disse ao Fábio que ligaria para a Ju, minha sócia, para voltar à clínica para cirurgia. Nosso incansável amigo disse que continuaria tentando até ela chegar. Liguei para a Ju, avisei a Vilma e ficamos tristes do lado de fora pensando no Fred….

De repente a Mari, nossa plantonista, veio correndo nos avisar que o Fábio tinha conseguido!!! E então Vilma desabou num choro de alegria e alívio.

Depois disso nunca mais meu Manolinho chupará manga… E o Fred ficará apenas com o suquinho.

E foi assim meu dia dos namorados. Jaime, te amo de paixão, mas o caroço de manga foi um dos melhores presentes que já ganhei num dia dos namorados 🙂

Esse é o caroço da manga

Anúncios
  1. #1 por jaimesaldanhajr em julho 17, 2012 - 7:40 pm

    Tate, Eu te perdôo… só desta vez… rs… Te Amo !!! Bjs

  2. #2 por Rose Zacardi em julho 17, 2012 - 8:27 pm

    Nossa ,vivendo e aprendendo…em pensar q eu me desesperei qdo achamos q a Jessie engoliu o botão da roupa cirurgica lembra?

  3. #3 por Aline Oliveira em julho 19, 2012 - 2:20 pm

    Nossa que legal Tatti! Deve ter sido mega difícil esse caroço enorme fazer a via contrária no esôfago de um lhasa! Beijos e saudades de vcs!

    • #4 por tattitie em julho 19, 2012 - 4:20 pm

      Saudades de vc tb!!!
      Aline… foi um sufoco. Mas graças a paciência do Fábio deu certo!
      Beijos,
      Tatti

  4. #5 por Luciane em julho 19, 2012 - 2:21 pm

    Adorei o texto e o resultado!! Te amo.

    • #6 por tattitie em julho 19, 2012 - 4:20 pm

      Viu porque eu chego tarde em casa?
      Tb te amo!

  5. #7 por Rosi Ferrador em julho 19, 2012 - 2:44 pm

    Que lindo relato Tati rsrsrsr…Mina Raika adora chupar manga…agora já sei que não pode. Bjsss é a Rosi (do centro)

    • #8 por tattitie em julho 19, 2012 - 4:12 pm

      Rosi, que surpresa boa sua mensagem!!!
      Melhor deixar sua Raika apenas com o suco… é mais seguro.
      Obrigada pela visita e por tudo.
      Beijos,
      Tatti

  6. #9 por movaleiko em janeiro 23, 2013 - 8:00 am

    Olá, Tattiane. Li o caso sobre o cachorro que comeu um caroço de manga e gostaria de saber o telefone do médico, ou e-mail, que fez a Endoscopia. O Shitsu da minha sobrinha, de 5 meses, comeu um caroço de manga carlotinha agora à noite e estamos muito preocupados. Não gostaríamos de operá-lo. Ele está bem, mas amanhã, se o caroço não sair, teremo que leva-lo ao veterinário. Por favor, me ajude. Obrigada. Monica.

    • #10 por tattitie em janeiro 23, 2013 - 3:44 pm

      Olá, Mônica!
      O Dr. Fabio Kozu faz endoscopia em algumas clínicas como a nossa, mas não tem um local próprio. Por isso recomendo que leve o pequeno o quanto antes no veterinário, para que ele possa avaliar e entrar em contato com o Dr. Fabio o quanto antes. Caso o médico veterinário precisar do contato do Dr. Fabio posso passar.
      Segue meu email, caso necessitar de alguma informação: tatianehato@hotmail.com
      Boa sorte!!!
      Tatti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: