A hora do banho

O banho dos pets é sempre prazeroso para nós, que adoramos ver nossos cães e gatos cheirosos e com pelos macios. Assim ficamos mais à vontade para enchê-los de carinho! Mas alguns cuidados devem ser tomados para garantir a tranquilidade e o bem estar dos nossos animais, pois o banho deve atender às necessidades deles e não apenas as nossas.

Banho em pet shops

É importante escolher muito bem o estabelecimento, prestar atenção na higiene do ambiente e, principalmente, na maneira que os profissionais cuidam dos nossos bichos. Para gatos, é preferível que o local seja tranquilo e de preferência isolado dos cães.

Banho em casa

Para animais mais tranquilos e donos cautelosos, também é possível dar um bom banho em casa. Se esta for sua opção, é preciso seguir algumas orientações para que o banho caseiro não traga nenhum problema de saúde para o animal.

A frequência do banho vai depender do porte, espécie, raça e atividade do animal.

Os gatos são muito limpos e tem o hábito de se limpar diariamente com um verdadeiro “banho de língua”. Com isso, conseguem manter os pelos sempre bonitos e remover sua sujeira.  Para gatos mais tranquilos indico um banho por mês. Caso isso seja muito estressante para o felino, prefiro diminuir a frequência de acordo com a aceitação de cada um.

Para cães que passeiam pelas ruas diariamente e ficam dentro de casa, tendo acesso a camas e sofás, indico um banho por semana. Para os demais, sugiro banhos quinzenais. Animais com problemas de pele exigem um cuidado maior e a frequência do banho deve ser estipulada pelo veterinário. Alguns necessitam de dois ou três banhos por semana.

Para animais com a pele saudável, opto pelos xampus neutros da linha veterinária. Gosto muito do Allercalm e do Dermogen. Não recomendo o uso frequente de xampus terapêuticos (antibactericidas, antifúngicos, etc.) para os saudáveis, pois podem tirar a proteção natural da pele. Para a região dos olhos e focinho, indico para todos os animais o xampu Johnson “chega de lágrimas”.

Após o banho é importante secar todo o pelo com secador e tomar cuidado para não deixá-lo nem tão quente, nem tão próximo do animal a ponto de queimá-lo.  Para animais alérgicos, usar o secador com vento frio é a melhor opção, mas nunca em dias frios!

Além do banho

Outros cuidados com a higiene devem ser tomados, tais como: limpeza das orelhas com produtos otológicos específicos, escovação dos animais com pelagem longa, vermifugação a cada seis meses, prevenção de pulgas e carrapatos e limpeza diária da caixa sanitária (para gatos) e do ambiente.

Lembre-se que os cães e gatos têm o olfato muito mais aguçado do que o nosso. O que pode ser cheiroso para a gente pode ser extremamente desagradável e irritante para eles.

Esses são alguns cuidados importantes para garantir a saúde e bem estar do seu animal!

Leia também aqui a entrevista que concedi para o portal do Terra sobre cuidados com a higiene dos cães e gatos.

Anúncios

, , , , , , ,

  1. #1 por Karla Chachet em fevereiro 7, 2012 - 2:12 pm

    Sigo tudo bem direitinho….
    Beijos

  2. #2 por Helena em fevereiro 7, 2012 - 8:27 pm

    Dicas bem úteis,obrigada mais uma vez pela atenção aos nossos filhos de quatro patas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: