Um pedido de ajuda

Hoje fui atender os animais de um dos abrigos que o Projeto Cão sem Fome ajuda, localizado no Grajaú- zona Sul de SP, depois do autódromo de Interlagos. Dona Cecília é a proprietária da casa e abriga aproximadamente 40 cães e alguns gatos.

A convite de Glaucia, organizadora do projeto, fomos examinar alguns cães doentes e vacinar outros. Eu e minha amiga veterinária Vivian Calderelli passamos algumas horas com os peludos, e embora tenhamos feito alguns atendimentos a sensação ao sair de lá foi que muito pouco fizemos. Ainda há muito a ser feito para melhorar a qualidade de vida daqueles animais.

O que tenho certeza é que não lhes falta amor e proteção. Dona Cecília sabe o que cada um gosta e no meio daquele tumulto perde alguns minutos acariciando a cabecinha de um cão carente.  Ela faz uma pausa para acariciá-lo e fala: “É disso que ele gosta!”. Não tivemos tempo para escutar a história da maioria, ou quem sabe nos protegemos de saber detalhes de uma vida triste, ora de abandono, ora de sofrimento.

A notícia boa é que depois da ajuda do Projeto Cão sem Fome, os 40 cães tem o que comer. Glaucia e toda equipe dedicam parte do seu tempo para arrecadar o mínimo para a sobrevivência daqueles queridos animais. Há aproximadamente 5 meses eles não passam fome, mas ainda precisam de cuidado médico e melhores condições para viver. Passamos algumas horas no abrigo e foi praticamente impossível não ser conquistado por tantas carinhas carentes. Alguns fazem fila para receber um cafuné, porque carinho nunca é demais!

Um dos canis em melhor condição

Alguns problemas vão além do que podemos contribuir, porque para isso precisamos realmente de verba. Embora Dona Cecília tenha um terreno grande, os canis tem piso inacabado, as portas são velhas e improvisadas, não há separação do lugar onde dormem e fazem as necessidades. E o pior de tudo é que a parte dos canis não tem sistema de esgoto. Ou seja, aquela sujeira vai toda para a rua e vários vizinhos já acionaram a prefeitura e o centro de controle de zoonoses.

Parte da frente da casa da Dona Cecília

Dona Cecília tem muito amor e boa vontade, mas não tem a menor condição de manter tantos animais. E esse problema não tem fim, porque é bastante comum pessoas “jogarem” animais pelo muro da casa. Para quem ama tanto e cuida de muitos, Dona Cecília não tem coragem de colocá-los na rua novamente.

Portanto, aos que confiam em mim, tem interesse e condições de ajudar de alguma maneira, qualquer ajuda é bem vinda. Em breve irei ao abrigo com minha irmã arquiteta para estipulamos um orçamento dessa obra, bem como o que é possível ser feito para melhorar e reestruturar o local.

Projeto aceita qualquer tipo de doação: ração, petiscos, medicamentos, xampu, desinfetante, álcool, comedouros e bebedouros, cobertores, coleiras, etc. E lógico, melhor ainda quem tiver interesse em adotar algum dos cães. Atualmente são apenas 3 filhotes (de aproximadamente 60 dias) e os demais todos adultos. A maioria é de pequeno a médio porte, entre jovens e velhinhos. A vantagem em adotar um animal adulto é que a personalidade já está formada, portanto, não há surpresas de temperamento.

Finalizando, quero fazer alguns agradecimentos especiais. Aos colegas Mario e Adriana, da empresa de medicamento Chemitec, agradeço imensamente pela doação de vermífugos, antibióticos e demais produtos que serão de extrema valia para os bichanos. Glaucia, Fernanda e sua solícita mãe, agradeço pela companhia  e por me permitir ajudá-los de alguma maneira. A minha colega e querida amiga Vivian, agradeço pela extrema boa vontade e disposição em me ajudar no dia de hoje.

Certamente meu dia foi muito mais especial!

Saiba como ajudar: http://caosemfome.blogspot.com/p/saiba-como-ajudar.html

Anúncios

, , , , , , , ,

  1. #1 por Raquel em janeiro 23, 2012 - 1:59 am

    Dra., parabéns novamente por todo o seu trabalho e dedicação! Gostaria de saber como podem ser feitas as doações em espécie para a Podem ser deixadas no seu consultório? Obrigada!

    • #2 por tattitie em janeiro 23, 2012 - 12:02 pm

      Olá, Raquel!
      Muito obrigada pela visita e interesse em ajudar.
      Se não se importar, prefiro que faça a doação através da página do Projeto Cão sem Fome: http://caosemfome.blogspot.com/p/saiba-como-ajudar.html
      Aliás, vou colocar essa opção no post. Assim todos sabem como fazer!
      Beijos e uma ótima semana.
      Tatti

  2. #3 por Fernanda em janeiro 23, 2012 - 1:48 pm

    Tatti, vcs foram uma graça!
    A ajuda de vcs é preciosa!..
    Há (muitas!) coisas que só um profissional é capaz de fazer e infelizmente é raro nos encontrarmos com alguém disponível de tempo e de coração como foram vc e a Vivian!!..

    Bjo grande,

    Fernanda
    Equipe Cão Sem Fome

    • #4 por tattitie em janeiro 23, 2012 - 2:01 pm

      Obrigada, Fernanda!
      Vamos conseguir melhorar a vida daquelas gracinhas, tenho certeza!
      Agradeça também a sua mãe.
      Muitos beijos,
      Tatti

  3. #5 por Glaucia em janeiro 23, 2012 - 2:04 pm

    Lindo seu post! Lógico que me emocionei.
    Estamos muito felizes porque nossos peludos agora tem você zelando por eles! Foi um grande passo para nós. Se hoje eles não passam mais fome, amanhã também estarão mais saudáveis graças a sua ajuda! Obrigada também por contagiar outras pessoas pela nossa causa.
    Beijos
    Glaucia

  4. #6 por simone santos lino em janeiro 25, 2012 - 10:23 pm

    Moro na região de Interlagos e tenho uma casinha de madeira, duas coleiras e um comedouro.Gostaria de saber se são úteis e como posso doá-los para Dona Cecília?

    • #7 por tattitie em janeiro 26, 2012 - 5:38 pm

      Oi, Simone!
      Lógico que serão úteis, muito obrigada.
      Vou ver com o projeto a melhor maneira de arrecadar. Te avisarei em breve!
      Tatti

  5. #8 por Vagner Aurélio em fevereiro 4, 2012 - 1:09 pm

    Tati, quero ajudar.
    Vagner Aurélio

    • #9 por tattitie em fevereiro 6, 2012 - 2:07 pm

      Obrigada, Vagner!
      Se tiver alguma dúvida me escreva, ok?
      Abraços,
      Tatti

  6. #10 por Ana Ruth Perdigão em fevereiro 21, 2012 - 12:47 am

    Parabéns! Mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: